Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Nariz entupido

16.07.14

No dia em que a Mia fez um mês, fomos presenteados com uma adversidade para a qual não estávamos nada preparados. Tinha o nariz entupido, dificuldade em respirar e fazia uns ruídos estranhos a respirar provocados por essa obstrução. Só melhorava quando estava ao colo, ou seja, passava noite e dia com ela encostada ao meu peito.

 

Liguei para a Saúde 24 e deram-me uma série de recomendações:

- Elevar a cama (Já estava). Ter cuidado para o bebé não escorregar. Quem não tem uma cama com a cabeceira passível de ser elevada, pode colocar um livro debaixo do colchão e deverá fazer o mesmo efeito;

- Não aquecer o quarto. No inverno temos a tendência de aquecer os espaços, mas isso só vai fazer secar as secreções dos bebés. É preferível colocar mais uma peça de roupa. No verão, acontece a mesma coisa devido ao calor;

- Colocar uma taça de água no quarto para "hidratar" um pouco mais o ar;

- Na altura de preparar o LA, pôr mais uns ml de água (poucos) para hidratar o bebé;

- Limpar o narizinho com soro fisiológico ou água do mar. Eu uso os dois.

Depois, consegui falar ao telefone com a pediatra que corroborou tudo o que foi dito e ainda me receitou Neo-Sinefrina, uma gotinha em cada narina.

 

Entretanto, como eu não estava descansada, fui mesmo ao consultório da pediatra e ela confirmou que era apenas o narizinho entupido e os pulmões estavam óptimos. Fiquei mais descansada, mas a verdade é que o nariz dela nunca mais desentupiu, mas parece que isso também é normal em bebés. Os bebés não conseguem expulsar as secreções e elas vão-se acumulando.

 

Agora que ela já não está constipadita, a limpeza do nariz continua a fazer parte das nossas rotinas. Diariamente, uso a água do mar Rhinomer Baby. Pode ser usado desde os primeiros dias. Introduz-se aquela pontinha no nariz, pressiona-se e sai em spray. Eu tapo-lhe sempre os olhinhos porque ela mexe-se e sai sempre algum para fora. Uso, também, o soro fisiológico porque limpa tudo. Colocada de barriga para baixo, cabecita para um dos lados, despeja-se o soro pela narina. Vai sair pela outra, limpando-as. Faz-se o mesmo com a outra narina. Pode comprar-se o soro em tubinhos individuais, ou um saco de soro, retirar com uma seringa e aplicar o soro no nariz com a seringa (sem agulha, sim?!). Pessoalmente, prefiro usar as doses individuais, mas muitas mamãs preferem a seringa. Podem usar um ou dois tubinhos em cada narina, de acordo com a quantidade de porcaria que haja no narizito. Quando fui à pediatra, na altura, eu já aplicava o soro em casa, mas era meio tubinho em cada narina e ainda ficava um bocadinho no fundo. A médica limpou-lhe lá o nariz. 2 tubinhos em cada narina e saiu tanta, mas tanta porcaria... Podem abusar do soro e da água do mar, que não faz mal absolutamente nenhum. Mesmo em bebés que não estão entupidos, podem aplicar umas gotinhas e vão ver que o bebé vai mamar, comer e respirar muito melhor. Depois do soro ou da água do mar, podem aspirar um pouco. Aspirar pode ser duro para os bebés e para os pais. A minha já percebeu que é uma coisa boa e não chora. Cuidado com o abuso da aspiração para não irritar a mucosa nasal. Nunca mais do que 3 vezes por dia. Depois da aspiração, costumo deitar mais uma ou duas gotas no nariz para hidratar.

 

Como muitos pediatras desaconselham o uso de nebulizadoes em bebés muito pequenos, deixo-vos uma dica boa que resulta com a minha menina. Tomem banho com o bebé ou levem-no para a casa de banho depois do banho. O vapor de água vai fazer muito bem. Eu costumo metê-la na cabine do duche (sempre acompanhada, claro!), fica lá uns minutinhos e isso faz maravilhas.

 

Beijinhos,

Mara

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:23



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D