Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Hoje foi o 3º dia da Maria Victória na creche. Não correu bem e sinto-me muito angustiada.

Na segunda-feira, levei-a às 10:15 e fui buscá-la às 11:15. Quando chegámos até mostrou entusiasmo, mas rapidamente foi para dentro. No tempo em que me mantive a falar com a educadora, não a ouvi a chorar ou mostrar desagrado com nada. Vim embora sossegada. Às 11:15 em ponto estava a tocar à porta, ansiosa para ver como tinha sido o primeiro dia. Ouvi-a a reclamar por vir embora. Lavaram-lhe a carinha e puseram um pouco de creme, como fazem sempre. Vinha com o narizinho avermelhado, mas pensei que fosse por lhe lavarem a cara. Quando me viu ficou felicíssima. Uns metros mais abaixo, moram os avós e deixei a princesa lá. Não ficou particularmente feliz por me ter vindo embora e ficou a choramingar. Entretanto, passa logo.

Na terça-feira, ontem, chegámos na mesma às 10:15, mas já só fui buscá-la ao meio-dia. O plano era ver se ela tinha vontade de almoçar com os restantes meninos. Quando cheguei ouvi-a logo a chorar. A educadora explicou-me que ela só tinha começado a chorar naquele momento e que aparentava ter sono. Enquanto conversei com a educadora, a Maria Victória brincou com os cavalinhos e escorregas, sem problemas. Foi-me dito que esteve sempre a brincar, que quis participar espontaneamente na actividade de pintura que os outros meninos estavam a fazer. Depois, almoçou e comeu muito bem. A educadora estava mesmo animada. O pior foi que fui levá-la novamente aos avós, disse que tinha sonito, mas estava mesmo perturbada. Não sei se foi com a creche, se foi com o facto de eu a ter "abandonado" duas vezes na mesma manhã. Não quis sair do colo e teve alguma dificuldade em adormecer. Quando a fui buscar, não me largou mais. Mesmo durante a noite, acordou várias vezes e só queria estar ao meu colo. Não sei se é coincidência, mas ela estava com o narizito um pouco entupido e pode ter tido necessidade de estar mais na vertical.

Hoje, no 3º dia, apesar de estar na dúvida se devia levá-la à creche ou não, decidi levá-la. Ela acordou muito bem disposta, como sempre. Tentei limpar-lhe o nariz com soro, mas não me deixou. Entrou bem-disposta para a creche e hoje íamos testar a sesta depois do almoço. Ao meio-dia, ligam-me da creche a dizer que ela comeu apenas duas ou três colheres de sopa e não quis comer a massinha. Estava a chorar. Os avós foram logo lá buscá-la e veio de lá a soluçar. Também teve dificuldade em adormecer e estava muito assustada. Agora, durante a tarde, está normal.

Não sei o que fazer depois disto. A vontade que eu tenho é que não volte, mas tenho medo que fique ainda pior com o avançar da idade. Também não sei se ela reage assim por estar mais adoentada e fica mais sensível. Não sei o que fazer.

 

 

 

Tags:

publicado às 13:33


7 comentários

Sem imagem de perfil

De Xoniah a 24.09.2015 às 10:53

Bom dia. Como a compreendo.
A M. entrou pá creche o ano passado em Setembro com 6 meses. Foi um inverno complicado c mtas constipações e "ites" , mas não a retiramos da creche pois vemos o bem que lhe faz no desenvolvimento e convivio com as crianças. Claro que não é facil, tem fases em que fica na boa, outras em que chora, mas faz td parte do desenvolvimento. Acho que nos custa mais a nós do que a eles. Atualmente a caminho dos 19 meses, dps do regresso à creche pós-férias apanhou uma gatro e este semana esteve 2 dias em casa constipada, mas é normal com os virus que andam aí. Na creche os meninos andam quase tds c tosse e nariz a escorrer. Estão a criar defesas para o futuro. Noto que ela agora gosta mais de ficar lá e dorme e come melhor quando anda na rotina da creche.
Agora custa-nos e kd a deixo e ela a chorar venho trab de coração apertadinho, mas sei que ela fica bem (e eu deixo-a lá às 07h15 e vou buscá-las às 18, exceto quando o pai tem folgas e vai pô-la às 09h30 e buscar às 15h30).
Temos de ser fortes. Muita força e não se vá abaixo. Vai ver que com o passar do tempo a Maria se habitua e a mamã tb. Coragem.
Imagem de perfil

De por Mara Moura Sampaio a 25.09.2015 às 12:37

Obrigada, Xoniah! Beijinho.
Sem imagem de perfil

De Xoniah a 30.09.2015 às 12:56

De nada :). A Maria regressou? Que tal?
Espero que esteja a correr tudo bem. A Mariana para já está bem :).
Beijinhos e tudo a correr bem :).
Imagem de perfil

De por Mara Moura Sampaio a 08.10.2015 às 00:08

Nós estivemos uns dias fora e tivemos que adiar o regresso à creche. Amanhã, voltamos a insistir. Deus nos ajude. :)
Sem imagem de perfil

De Xoniah a 16.10.2015 às 14:28

Espero que o regresso tenha corrido bem :). A Mariana tem cá os avós e tem ido mais tarde e vindo cedo :) da creche. Beijinhos .
Imagem de perfil

De A Mãe a 29.09.2015 às 16:18

Isso vai melhorar, a sério :)

A minha sempre foi (e ainda é) muito apegada a mim e quando a pus na creche com 13 meses tive imenso receio que não corresse bem. Os primeiros dois dias foram só duas horitas, ao terceiro dia já foi o dia completo. Esteve a primeira semana chochinha mas na segunda semana notou-se logo uma grande melhoria e hoje em dia adora lá estar.

Custa mais a nós do que a eles (sei que toda a gente diz isso, mas é verdade)
Imagem de perfil

De por Mara Moura Sampaio a 08.10.2015 às 00:08

Espero que nos aconteça o mesmo! :)
Obrigada.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D