Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Não gosto de estar grávida, mas quero muito ser mãe (só para que conste).

Ontem, fiz um desabafo no meu facebook (www.facebook.com/TestePositivo). Escrevi o seguinte:

 

"Hoje não me apetece estar grávida... Sou má por pensar assim?"

E coloquei esta imagem:


Isto gerou alguns comentários. A maior parte das meninas disse que era uma fase, que estes sentimentos são normais. Provavelmente, algumas delas já tinham passado por isso. Mas houve um comentário que me deixou bastante triste. Ora vejam:

"De certa forma sim, pensa quantas mulheres gostariam de estar e por algum motivo não conseguem engravidar, agradeça a Deus por essa vida que carrega em seu ventre sempre e tenha paciência tudo vai passa, pensa nessa alegria que vai ter logo,logo em seus braços, tudo vai valer a pena, cada desconforto que passou.....bju"


Gostava de esclarecer que toda a vida quis ser mãe, mas nunca tive grande vontade de engravidar. Sentir-me enjoada, doente, com dores de barriga, estar emocional, engordar, alargar, ficar cheia de borbulhas, estrias, ser cortada ou rasgada, levar pontos na zona mais sensível do corpo, entre outras coisas boas, não fazem parte da minha lista de desejos. Ser mãe, sim.


Não acho que uma mulher que carregue no seu ventre uma criança seja mais ou melhor mãe do que uma que crie uma criança. A capacidade de amar nada tem a ver com parir. Sobre esse assunto nem me vou alongar, dado que são inúmeros os exemplos de péssimas mães biológicas.

No meu caso, toda a vida disse que se pudesse ter um filho, de outra forma que não fosse através da gravidez, o faria. Claro que era meio a brincar, meio a sério. Tendo em conta que sou uma pessoa, graças a Deus, saudável, resolvemos ter um bebé pelos meios naturais. Sou muito maternal e não ser mãe não fazia parte dos meus planos. No entanto, sou muito prática e estava preparada para a eventualidade de não conseguir ter filhos biologicamente. Nunca estive preparada para não ser mãe. Tenho a certeza de que ira ser mãe de qualquer outra forma.


Sobre aquelas mulheres que não podem ter filhos, lamento mas não me sinto culpada por eu ter conseguido engravidar e elas não. Entendo a sua dor e desespero, se pudesse fazer alguma coisa para ajudar, fá-lo-ia. Como não posso fazer nada, só me resta lamentar a sua sorte e desejar que mude. Não é por haver mulheres que não podem ter filhos que me sinto mais abençoada. Nem se pode ter filhos por esse motivo. Se for por aí que as pessoas trazem crianças ao mundo, então algo vai muito mal.


Falando sobre mim e sobre a minha gravidez, que é por isso que criei este blogue, gostava de dizer que esperei até aos 35 anos para ser mãe. Até nisso fui muito abençoada. Andei sempre acompanhada por médicos, que me diziam que tudo estava bem. Engravidei muito rapidamente. Procurei ter uma vida boa para poder receber uma criança. Creio que eu e o meu marido temos os meios suficientes para proporcionar uma vida confortável ao nosso bebé e, mais importante do que isso, temos muito amor para lhe dar. Toda a família está muito envolvida e ansiosa pela chegada do primeiro neto. Esperei até aos 35 anos por ser uma pessoa responsável e por querer o melhor para a minha família.


Estou muito feliz e excitada por receber a nossa menina. Se a pudesse ter já hoje, linda e saudável, nos meus braços, não hesitava. Se gosto de estar grávida, apesar dos poucos sintomas que tenho? Não, não gosto. Se tudo vai valer a pena? Claro que sim.

publicado às 13:13


14 comentários

Sem imagem de perfil

De Ana a 29.12.2013 às 04:00

Ola,
Meu nome é Ana e queria dizer q te entendo completamente. Eu tive uma gravidez abençoada pq nao tive nenhum " efeito colateral" porem nao curti nada estar gravida. Eu sempre lutei em ser magra e me senti nadando contra a correnteza e um medo muito grande em ter estrias na barriga. Ninguem me compreendia o q me frustava ainda mais......Amo meu filho e hj sofro pq quero dar um irmãozinho a ele mas queria pular a gravidez :)
Sem imagem de perfil

De Tania Almeida a 14.03.2014 às 10:38

OLá, concordo contigo. Também tenho 35 anos gravidez não planeada, sempre fui muito independente e virada para a carreira, agora que engravidei comecei a amar o meu filho apesar de ainda não o conhecer. Uma das razões que me fazia não ter vontade era exactamente estar grávida e o parto! Tenho alguns incómodos e já tive alguns problemas, não gosto de estar grávida, mas amo o meu filho!
Imagem de perfil

De por Mara Moura Sampaio a 14.03.2014 às 12:20

Olá Tânia,
Felizmente, conforme a gravidez vai aumentando, apesar de também aumentar o desconforto, o amor cresce e cresce. Parece que já nada é tão importante.
Está grávida de quanto tempo?
Sem imagem de perfil

De tania a 14.03.2014 às 18:35

Olá, estou de 13 semanas, tal como tu estou obcecada por não engordar e j+a foram 2 kgs, estou com uma fome gigante!

beijos
Sem imagem de perfil

De Toninha a 22.04.2014 às 17:09

adorei, parece que fui eu que escrevi :)
Sem imagem de perfil

De Raquel Duarte a 24.04.2014 às 19:08

Olá Mara, já venho um pouco atrasada comentar mas eu compreendo perfeitamente o que dizes/sentias! Estou de 21 semanas, completadas hoje!, e gosto já muito do meu principe mas não gosto nada de estar grávida!
A maioria das pessoas não compreende e também já cheguei a pensar que havia algo de errado comigo, porque toda a gente diz que é magnífico!
Eu ainda não descobri o magnífico, felizmente tenho tido uma gravidez tranquila, se tive uma semana de náuseas foi muito e apenas tenho alguma azia... mas fora isso sinto-me grande, enorme, desconfortável, sempre quente, dorida, irritada, sensível e muitas vezes a ficar maluca! E apenas engordei uns 5/6 kg (ainda) mas não me sinto eu e isso basta para não gostar do meu estado de graça! Acho que é compreensível...
Comecei agora a ler o seu blog e não estou muito a par mas já vi que nasceu a sua menina! Parabéns!
Imagem de perfil

De por Mara Moura Sampaio a 26.07.2014 às 00:59

Olá Raquel,
As coisas já melhoraram? Como se sente?
A minha menina já fez 3 meses e é a melhor coisa que me aconteceu na vida. :)
Pode não acreditar, mas já sinto saudades de estar grávida. :)

Se precisar de alguma coisa, eu estou por aqui.
Beijinho.
Sem imagem de perfil

De ednadaluz_16@hotmail.com a 26.07.2014 às 00:50

Sou mãe de uma menina linda e saudável. Porem cinco anos depois descobri que estou gravida novamente estou apavorada no mero estar gravida
Imagem de perfil

De por Mara Moura Sampaio a 26.07.2014 às 01:02

Edna,
Muita calma. Tem medo de estar grávida ou de ter esse filho?
Já é mãe, já sabe que é normal ter esses sentimentos, mas também é maravilhoso ter um bebé.
Se precisar de falar, procure-me no e-mail ou no facebook.
Um beijinho.
Sem imagem de perfil

De Raquel Duarte a 26.07.2014 às 03:11

Olá Mara, fico feliz de saber que está tudo bem consigo e com a sua pequena. Que continue com tempos abençoados :)
Eu já estou de 34 semanas e agr sim posso dizer que estou redonda ;), grande, desengonçada e sofro com uma azia brutal que juro que há momentos que encarno um dragão! Mas começo a perceber um pouco porque as mulheres gostam de estar grávidas e pq dps sentem saudades, acho até que já as começo a sentir! Não há forma de explicar o que se sinto em relação aquele inquilino na minha barriga, que se espeta sobre os meus órgãos vitais, me tira o ar, pressiona a minha bexiga, alarga os meus ligamentos todos e não me deixa dormir de noite a não ser que é a coisa mais magnifica que alguma vez senti por alguém. Ele espeta um joelho e eu corro a tentar agarrá-lo e fixo a minha barriga com ar de adoração!
Como pode ver, começo a entrar no \"esquema\" mas mantenho a minha posição: estar grávida é a coisa mais desconfortável e estranha que se pode sentir mas ser mãe e sentir esta ligação com alguém que não se conhece mas que é tão nosso é a coisa mais magnifica que alguma vez podia ter imaginado. Por isso... acaba por compensar!
Espero que tudo lhe corra bem, muita saúde e amor!
Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Raquel Duarte a 26.07.2014 às 03:11

Olá Mara, fico feliz de saber que está tudo bem consigo e com a sua pequena. Que continue com tempos abençoados :)
Eu já estou de 34 semanas e agr sim posso dizer que estou redonda ;), grande, desengonçada e sofro com uma azia brutal que juro que há momentos que encarno um dragão! Mas começo a perceber um pouco porque as mulheres gostam de estar grávidas e pq dps sentem saudades, acho até que já as começo a sentir! Não há forma de explicar o que se sinto em relação aquele inquilino na minha barriga, que se espeta sobre os meus órgãos vitais, me tira o ar, pressiona a minha bexiga, alarga os meus ligamentos todos e não me deixa dormir de noite a não ser que é a coisa mais magnifica que alguma vez senti por alguém. Ele espeta um joelho e eu corro a tentar agarrá-lo e fixo a minha barriga com ar de adoração!
Como pode ver, começo a entrar no \"esquema\" mas mantenho a minha posição: estar grávida é a coisa mais desconfortável e estranha que se pode sentir mas ser mãe e sentir esta ligação com alguém que não se conhece mas que é tão nosso é a coisa mais magnifica que alguma vez podia ter imaginado. Por isso... acaba por compensar!
Espero que tudo lhe corra bem, muita saúde e amor!
Beijinhos
Sem imagem de perfil

De cristiane a 13.09.2014 às 23:39

Acho q as mulheres esquecem do que passam, ou existe uma grande conspiracao Galactica, para nao se falar sobre como eh incomodo, sofrido, estranho, frustrante, dolorido, limitante, desengoncado, desconfortavel, esquisito, desafiador, nao sexy, nao elegante estar gravida. Amo, ser mae, esperar a pela minha filha, imaginava, sonhava com ela e me sinto a mae mais feliz do mundo. Mas nao gostei de estar gravida, era um saco! E mesmo assim, quero ter outro bebe.
Sem imagem de perfil

De Ana Matos a 03.03.2015 às 23:06

Estou gravida de 32semanas tenho 34 anos e já tenho uma menina com 6 aninhos quase 7anos.Tanto a minha 1a gravidez como esta actual detestei.
Sei que é forte a forma como me exprimo mas não sou falsa nem CSG dizer o contrário p ser politicamente correcta.
Amo a minha filha mais q tudo e tbm amarei a que tenho a crescer dentro de mim;contudo não gosto de nada do q a gravidez acarreta.
Enjoos;dores constantes no peito ;costas;barriga;desconforto;imagem horrível;choque hormonal....não CSG gostar de absolutamente nada da gravidez e também n me sinto culpada por ser sincera.
Por isso entendo perfeitamente o que acabei de ler.
Agora só quero que esta fase chegue ao fim para recuperar minha vida e amar as minhas filhas.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.01.2020 às 00:06

Obrigada.. Revejo - me completamente no seu relato até porque tenho 35 anos e é a primeira gravidez.. Não gosto nada de estar grávida, mas até me sinto mal por dizer, porque é esperado que se goste ou pelo menos que se diga que se gosta.. Hoje já me sinto mais tranquila por saber que não sou a única.. Já amo muito o meu filho mas o processo é uma seca.. Bjs

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D